domingo, 17 de novembro de 2013

As Tic e a Deficiência Auditiva
 
Em 2006 iniciei uma formação de Língua Gestual que frequentei durante três anos. Ao longo da formação foram várias as situações que o nosso professor nos foi relatando com  o intuito de nos alertar para as constantes barreiras das pessoas com deficiência auditiva.  Uma que me marcou foi uma simples chamada para o 112 que há alguns anos atrás era inconcebível para um deficiente auditivo....


 ...tinha que pedir a um ouvinte para o fazer por ele. Hoje em dia já o pode fazer com uma conversa a três, como podemos ver neste link:



Ações tão banais para nós ouvintes, como por exemplo ligar para a linha de apoio do serviço do telemovél. 
Hoje em dia já é possível como podemos observar nos próximos links:



Ouvir o despertador....

 despertador vibratório



Enfim, como tantas outras, que hoje em dia são possíveis com a ajuda da tecnologia, fazendo com que as pessoas com deficiência auditiva superem barreira após barreira.




2 comentários:

  1. Lembro-me bem do grande empenho que puseste nesta Formação de Língua Gestual e nos sacrifícios que tiveste que fazer para a levar a cabo. Espero que os conhecimentos e a experiência que então adquiriste te sejam muito úteis nas presentes circunstâncias..

    ResponderEliminar
  2. São situações naturais do quotidiano das pessoas ditas normais, mas que infelizmente para muitas outras se pode tornar um problema. Este é um bom exemplo disso mesmo e de como as tecnologias podem ajudar a ultrapassar estas barreiras.

    ResponderEliminar