Tecnologias assistivas
"uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências" (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995).Ajudas técnicas
“As ajudas técnicas/produtos de apoio destinam-se às pessoas com deficiência ou incapacidade, aos idosos ou, aos que de forma temporária ou definitiva, necessitam de as utilizar. São meios indispensáveis para a funcionalidade e integração das pessoas com incapacidade ou deficiência.”
Fonte INR
A tecnologia assistiva tem como objectivo melhorar a funcionalidade das pessoas com deficiência. Este despacho que encontrei na minha pesquisa fala-nos sobre a necessidade de definir os conceitos e o universo dos produtos de apoio (ajudas técnicas).
E projectos que todos nós participamos contribuindo apenas com uma tampinha da nossa garrafa de água, sumo, etc. Nas nossas casas, escola, trabalho, etc..
http://www.acessibilidade.net/at/tampinhas.php
Há dias escrevias sobre a "comunicação aumentativa e alternativa"; hoje são as "técnicas assistivas" - noções desconhecidas para o comum dos mortais, nos quais me incluo, ou melhor incluía, já que o teu blog me vai ensinando... Não duvido que através dessas tecnologias se conseguirá melhorar a "funcionalidade das pessoas com deficiência", integrando-as de pleno direito na sociedade.
ResponderEliminarAcho muito oportuno o teu apelo para que participemos na recolha de tampinhas de garrafas, contribuindo assim com a nossa quota parte na aquisição de meios de locomoção para os que deles necessitam a fim de melhor se integrarem na sociedade.